Departamentos

T.E.I.A. - Teatro Experimental de Intervenção em Arganil

A Associação Juvenil C.U.M.E. (Cultura Urgente para a Mudança Enérgica) pensou, no ano de 2014, em criar um departamento de teatro dentro da sua associação. Tal ideia foi apoiada por todos os membros e, uma vez que na equipa existe um elemento licenciado nesta área, a ideia seguiu em frente, tendo a 20 de Junho de 2015 sido consolidada num workshop no qual vários jovens extra-associação se envolveram e quiseram integrar o grupo de teatro. A ideia do nome do grupo (TEIA) surgiu devido ao facto de a associação querer um acrónimo, tal como o seu (CUME), que contivesse toda a energia, vontade de mudar, alergia à passividade e capacidade de intervir diretamente na comunidade, contribuindo nas suas dinâmicas culturais, que sempre nos caracterizaram. Surgiu assim a TEIA (Teatro Experimental de Intervenção em Arganil), sendo o Município de Arganil o seu principal parceiro.

Tendo iniciado o seu percurso em 2015, o grupo TEIA já conta com mais de uma dezena de espetáculos, na sua maioria textos originais, promovendo o teatro no concelho de Arganil.

Do seu portefólio constam vários workshops para a comunidade e diversos espetáculos, destacando-se "Peter Pan", "Auschwitz - O Silêncio da Memória", "Ato Cultural", "Ingénua Mas Nem Tanto", "As Lendas de Inês", entre outros. A TEIA participou ainda em inúmeras ações, tais como:

  • Tarde Cultural em Coja - espetáculo alusivo ao trabalho da Liga Portuguesa contra o Cancro;

  • Feira Medieval em Arganil - a TEIA participou com um espetáculo comemorativo da época dos descobrimentos;

  • Projeto "12 Aldeias em Festa", respeitante à rede das aldeias históricas, com um espetáculo alusivo às lendas em torno da vida e morte de Inês de Castro;

  • "Legado dos Sentidos" - Tandem Project - projeto internacional cuja preparação foi realizada em Spessa, na Itália. O projeto foi posteriormente apresentado em Arganil, tendo sido um espetáculo único no país, pois fazia uso de tecnologias recentes ligadas à pesquisa neurocientífica.

De destacar, também, o nascimento da célula do projeto "TEIA Júnior" , composta por crianças do concelho que fazem teatro para o público infantil de Arganil. O grupo dos juniores apresentou já dois espetáculos : "O Sapo Apaixonado" e "A Princesa e a Ervilha".

Solidariedade

A área de solidariedade tem como foco dinamizar atividades solidárias de natureza diversa.

Os seus objetivos são:

  1. Apoiar e divulgar causas de cariz solidário;
  2. Contribuir para a consciencialização da população, sensibilizando-a e envolvendo-a em ações de solidariedade;
  3. Contribuir para o combate ao isolamento da população idosa.

Saúde

Tendo como público-alvo toda a comunidade arganilense, a Área de Saúde tem como principais objetivos:

Ambiente

A área de ambiente visa alargar o conhecimento da comunidade arganilense sobre questões ambientais.

As atividades nesta área têm como principais objetivos envolver a comunidade local nesta temática, aumentar a consciencialização da população sobre questões ambientais e de sustentabilidade, bem como sensibilizar e incentivar para a mudança de hábitos consumistas, muitas vezes prejudiciais para o ambiente.

Comunicação

Este departamento pretende divulgar, junto do público, todas as atividades e ações que a C.U.M.E vai desenvolvendo. Assim, o seu principal objetivo é o de transmitir e manter não só uma imagem positiva da Associação, mas também a sua boa reputação.

O departamento de comunicação é responsável pela gestão das redes sociais da CUME, como o Instagram, o Facebook e o Linkedin (comunidade à qual nos juntámos recentemente). Este departamento está ainda encarregue de redigir notas de imprensa e de desenvolver toda a parte gráfica (cartazes, etc) dos eventos e das comunicações.

Desporto

A área de desporto tem como principal foco o bem-estar físico e emocional dos arganilenses. Através deste departamento, pretendemos motivar os habitantes da nossa vila a praticar mais atividade física, promovendo assim a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Os nossos principais objetivos são:

  1. Praticar atividades desportivas, de qualquer modalidade, na nossa vila.

  2. Criar uma maior ligação com as secções desportivas que existem na nossa vila.

  3. Apoiar atividades relacionadas com o contexto desportivo.