Associação Juvenil C.U.M.E. distribui máscaras caseiras confecionadas por voluntárias

Em plena primeira vaga da pandemia de COVID-19, e compreendendo a necessidade de sensibilizar e facilitar à população de risco o acesso a máscaras - numa altura em que este era ainda limitado -, a Associação Juvenil C.U.M.E. lançou uma iniciativa que consistiu, numa primeira fase, em encontrar voluntários para confecionar as máscaras que, posteriormente, foram distribuídas à população.

A iniciativa, que contou com a participação de 15 voluntárias residentes no concelho de Arganil que confecionaram mais de 1000 máscaras, contou com o apoio monetário e logístico das Juntas de Freguesia de Folques e de Arganil.

As máscaras distribuídas, caseiras e reutilizáveis, eram compostas por duas camadas de tecido de algodão e foram entregues num saco de papel com o logótipo da Associação, juntamente com um filtro de tecido não tecido (TNT) removível e um folheto informativo sobre a iniciativa e como utilizar corretamente a máscara.

A 15 de maio foram entregues à Junta de Freguesia de Folques 400 máscaras, tendo a 17 de maio sido realizada uma entrega simbólica com elementos da Associação e o Presidente da Junta de Freguesia. As restantes máscaras foram distribuídas à população da freguesia por elementos da Junta.

Na freguesia de Arganil, foram entregues cerca de 700 máscaras. Numa primeira fase, foram distribuídas máscaras à população com mais de 65 anos residente nas aldeias da freguesia de Arganil, cuja distribuição foi realizada pelos elementos da Associação em conjunto com os Presidentes das Comissões de Melhoramentos das aldeias: a 27 de junho em Aveleira e Casal de São José; a 1 de agosto em Pereiro, Vale Cordeiro, Vale da Nogueira, Sarcina e Maladão; a 8 de agosto em Lomba, Valbona, Torrozelas e Rochel; e a 16 de agosto em Nogueira. Posteriormente, foram entregues máscaras à Loja Social, Associação Passo-a-Passo, APPACDM de Arganil e associações juvenis do concelho, conforme as suas necessidades.

No passado mês de novembro, como forma de agradecimento pelo seu contributo, a Associação entregou às voluntárias um kit com os novos brindes da Associação (composto por saco de pano, garrafa de vidro, bloco A6, caneta e pin), acompanhado por uma mensagem de agradecimento.

A Associação Juvenil C.U.M.E. agradece às Juntas de Freguesia de Folques e de Arganil pelo apoio e disponibilidade, às voluntárias pelo trabalho e dedicação e aos Presidentes das Comissões de Melhoramentos e restantes habitantes das aldeias que tão bem acolheram os elementos da Associação.